Cronograma Capilar: Jornada de Cabelo

Olá!!!

Então agora já conheces a nossa jornada (aqui), já sabes o que fazemos para tratar do nosso cabelo e com o quê (aqui) e já sabes os primeiros passos a fazer para começar a tua jornada (aqui). Pois agora vamos mostrar-te o nosso cronograma capilar (sim ouvimos as vossas preces lol)  para poderes ou inspirar-te nele e adaptares ao teu estilo de vida e orçamento ou usares como está.

Então aqui está:

slide1

Se gostas de um layout mais detalhado aqui está a tabela em ExcelCronograma Capilar

Espero que tenhas percebido, se não percebeste, já sabes é só deixares um comentário e também aproveita e comenta sugestões de posts de assuntos que ainda tens dúvidas ou temas que queres que nós façamos!

 

Também, não te esqueças de nos seguir nas redes sociais InstagramTwitter Facebook  para estares sempre actualizada sobre o nosso blog e simplesmente interagir connosco!

Boa sorte!

-Di. Elle. Ci (DLC)

 

 

62 thoughts on “Cronograma Capilar: Jornada de Cabelo

  1. Pingback: Diferença entre tratamento/condicionador de proteína e hidratante – di.Elle.ci

  2. Maida de Sousa

    Boa tarde meninas.
    Primeiro quero parabenizar,dizer que vocês tenhem ajudado muita gente é que continuem assim.
    As minhas dúvidas são as seguintes.
    1— eu estou a usar cabelo natural já a um ano e zinco meses e graças a Deus tenho tido bons resultados mais quero que o meu cabelo cresça mais rápido como faço?
    2— já usei vários produto dos mais baratos aos mais caros, agora comprei os produtos da linha asiam ainda não comecei A usar,
    Será que é bom Posso usar?
    3—será que eu posso usar o vosso programa capilar?
    4—como é feita uma proteína
    5—será que no dia da minha hidratação profunda eu posso juntar produtos que contenham proteínas na minha mascara de hidratação?
    6—no cronograma está que eu tenho que hidratar e selar será que tenho que lavar o cabelo todos os dias?
    7—se eu fizer massagem no coro cabeludo um dia sim e um dia não o cabelo não vai ficar muito gorduroso, quando é que tenho que lavar ?
    8—Posso usar shampoo sempre que lavar o cabelo?

    És ai as minhas dúvidas e vou aguardar ansiosamente pelas respostas.

    Muito obrigada.
    Bjs

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Maida, ficamos muito felizes por saber que estás a gostar do nosso trabalho 🙂
      Quanto as tuas perguntas:
      1-Não tem nada que faça o cabelo crescer rápido, pois cada organismo responde diferente. Mas um bom começo são massagens capilares regulares e o uso de óleos no couro como o de rícino.
      2-Podes usar qualquer produto que tenhas acesso, como nós dizemos sempre, não são os produtos mas sim uma rotina regrada
      3-Podes sim 🙂
      4-Proteína é um dos ingredientes de vários produtos capilares, como também e muito importante, é o principal componente do nosso cabelo
      5-Minimiza o uso de produtos de proteína.
      6-Não, hidratar e selar é usar um creme hidratante/leave-in no cabelo e selar com óleo. Ou seja não molhas o cabelo
      7-Depende de como o teu couro responde a tantas massagens. Sugerimos começares por fazer 2-4 vezes por semana
      8-Não, apenas usa shampoo (com sulfatos) 1 vez por mês

      Beijinhos!

      Gostar

  3. Pingback: Progresso Capilar #1: Ci – di.Elle.ci

  4. Paulinha

    Olaaa meninas!!
    Primeiro quero parabenizar-vos com este vosso rico blog 👏🏾bem haja a iniciativa de compartilharem o vosso aprendizado conosco!desde já aproveitar tirar umas dúvidas 😉…eu tenho o cabelo aos cachos e não desfriso, somente estico o cabelo de vez em quando… no vosso cronograma tem a “rotina desfriso” eu gostaria de saber eu que ñ uso desfriso como devo proceder…?e tabm queria uma ajuda como elaborar o meu leave-in já que cá em Angola ñ temos muita( ou bem quase nenhuma)opção.Estive a ler e vi k se pode fazer com um amaciador certo?eu uso a linha da loreal”absolut repair” será k posso fazer com o amaciador dessa linha?será k essa linha é adequada ao meu tipo de cabelo uma vez k o shampoo contém sulfato?

    Obrigada! 😘

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Paulinha!
      Muito obrigada pelas lindas palavras, faz-nos sentir super motivadas para continuar a partilhar 🙂

      Quanto ás tuas perguntas:
      1- Simplesmente salta o passo do desfriso, ou seja continua a fazer os tratamentos

      2- Podes sim usar o teu da L’oreal e fazer o teu próprio leave-in.

      3- Quanto ao shampoo, como és natural não precisas do cabelo super “limpo” ou seja usar muito sulfato vai fazer o teu cabelo muito limpo. Se encontrar um shampoo sem sulfato/co-wash/cleansing conditioner não é opção, simplesmente faz pre-poo. Ou seja, antes de lavares com o teu shampoo, cobre o cabelo com um óleo como de azeite, espera uns 10 minutinhos e depois lava. Assim o shampoo só vai retirar dos teus fios o azeite e não os óleos naturais que fazem com que o teu cabelo cresça e tenha aquele brilho.

      Beijinhos!!

      Gostar

      1. Paulinha

        Muito obrigada meninas lindas

        Mas fiquei com dúvida num ponto ☝🏾 se por por acaso eu encontrar um shampoo sem sulfato já ñ preciso fazer o co-Wash semanal é isso?faço só o pre-poo quando tiver de lavar com um shampoo com sulfato?

        Gostar

  5. Anónimo

    Ola meninas! Tudo bem?
    Eu tenho uma duvida no cronograma capilar. As quartas-feiras quando fazem o co-wash e aos domingos quando fazem a hidratação profunda, usam o champo sem sulfato.

    Gostar

    1. diElleci

      Olá!
      Usamos o champô sem sulfato nas 3 das 4 semanas do mês (aos domingos) e na quarta semana usamos com sulfato. Quanto ao co-wash de quarta devido aos vários co-washes e condicionadores que temos, variamos muito mas temos cuidado a não usar produtos com muita proteína.

      Beijinhos!

      Gostar

    1. diElleci

      É sim um passo importante pois reidrata o teu cabelo para aguentares durante a semana. Contudo, se não tiveres tempo, podes sim saltar. Mas certifica que na lavagem profunda do fim de semana hidratas super bem para aguentar toda semana. Como também, tenta não saltar nem um dia de hidratar e selar.

      Beijinhos!!

      Gostar

  6. Emanuella

    Olá eu tenho um cabelo desfrisado também , eu sou como vocês também sou angola e nossos cabelos por norma são crespos assim como o meu , eu tenho visto que cada vez mais o meu cabelo parte , eu penteio e cai muitos e muitos fios de cabelo , eu faço hidratação acho que duas/três vezes por semana ( com ovo , máscaras , às vezes misturo as máscaras com as hidratações ) eu desfriso de 3 em 3 meses , se há desenvoltura? Há mas o cabelo continua vazio e muito ressecado , eu gostaria de saber da vossa parte se fazeres tudo isto que eu faço é o que me está a prejudicar ? ( contado que não faço co-wash , não tenho samphoo sem sulfato nem nada ) e também gostaria que me ajudassem a reverter essa situação. Bjs 😘 Adoro o vosso trava

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Emanuella!

      Pelo informação que nos deste vejo que o problema está na frequência que usas tratamentos de proteína (nomeadamente com ovo). O nosso cabelo é constituído por proteína, e coisas como tratamentos químicos (desfriso), tinta, danos por ferros quentes etc. tiram um grande vestígio. Isto sendo a razão para fazer tratamentos de proteína. No entanto, já que o nosso cabelo nunca vai perder 100% da proteína (pois desapareceria visto que cabelo é composto por ela) não podemos exagerar nos tratamentos. Acabamos assim tendo sobrecarga de proteína e o nosso cabelo fica tão forte e sem elasticidade que parte todo.

      Então, tenta fazer tratamento de ovo uma a duas vezes por mês e no resto das vezes faz tratamentos de hidratação (sem proteína).

      Beijinhos!!

      Gostar

  7. Pingback: Tratamento Capilar Natural para o Verão: Mamão – di.Elle.ci

  8. Pingback: Progresso Capilar #1: Elle – di.Elle.ci

  9. Márcia

    Olá, eu tenho seguido o vosso blogs e agradeço e super!!! No entanto tenho uma dúvida o que eu uso diariamente antes de dormir tem sido um levo – in da olive gostaria de saber se é correcto ou tenho de comprar um outro creme hidratante para o uso diario?

    Bjs

    Liked by 1 person

    1. diElleci

      Olá Márcia!

      Se é o leave-in que nós conhecemos da ORS infelizmente nos ingredientes tem petróleo que causa irritação e pode entupir os teus poros capilares. Então, se for este leave-in sugerimos sim a mudar para outro. Se quiseres manda um email com o leave-in que usas para termos certeza.

      Beijinhos 🙂

      Gostar

      1. Marcia

        Ola!!!! Muito obrigado pela pronta resposta, o Hidratante específico que uso e: da orgânics, a minha pergunta é o que devemos usar diariamente antes de deitar nós e o leve in, e o creme hidratante a que referem – se? Porque que não devemos usar produtos com óleo mineral? Normalmente eu lavo o cabelo de noite e ponho a máscara no cabelo e o papel aderente é só retiro no dia seguinte, é muito perigoso? Ou posso continuar?

        Bjs

        Liked by 1 person

      2. diElleci

        Sim, diariamente usa ou um leave-in ou um creme hidratante a tua escolha claro com atenção á produtos com petróleo ou óleo mineral pois entopem os poros capilares e consequentemente podes ter problemas de caspa e/ou crescimento lento de cabelo. Podes sim passar a noite com o tratamento nos teus dias de lavar o cabelo desde que o teu papel aderente ou toca não esteja muito apertado. Se achares que não consegues dormir sem apertar então é melhor fazer mesmo tudo no mesmo dia.

        Beijinhos!

        Gostar

  10. Luena

    Oi meninas.

    Tenho uma dúvida, como vocês disseram, evitar o uso de secadores e chapinhas. Mas das vezes que seco o meu cabelo ar livre ele fica todo seco, duro e cheio de nós e acabo por usar o secador para poder domá-lo . O que fosses aconselham? pois quero mesmo evitar o uso do secador etc.

    Liked by 1 person

    1. diElleci

      Olá Luena!

      A boa noticia é que não vais precisar de desistir do secador ao todo. Podes utilizar o secador no ar frio (botão que normalmente tem um floco de neve). Não danifica o cabelo mesmo que demora mais a secar e não vais ter resultados idênticos ao cabelo seco com ar quente.

      Beijinhos!

      Gostar

    1. diElleci

      Olá Valcileia!

      Boa pergunta 🙂
      Vai depender de ti, o cabelo não vai danificar nas duas opções (claro que isto só se a pausa for curta).

      Nós damos umas “férias” ao nosso cabelo 2 a 3 vezes ao ano, quando nós esticamos o cabelo com chapinha. Ficamos 2 semanas com o cabelo esticado ou seja sem lavar e sem hidratar e selar.

      Agora, vai depender de ti. Para nós estas 3 pausas não danificam o nosso cabelo pois são curtas.

      Beijinhos!

      Gostar

  11. Luizeth Rodrigues

    Olá meninas amei as dica todas, mas gostaria que dessem umas dicas de produtos para quem vive em Angola pois aqui não consigo encontrar todos estes produtos. Uma substituição ou o endereço de uma loja onde possa encontra-los.

    Liked by 1 person

    1. diElleci

      Olá Luizeth!

      Sim a tua preocupação é muito válida. Nós tentamos substituir com a nossa dica no post “1 condicionador 4 formas” mas contudo, vamos estar sempre a tentar pesquisar mais alternativas para as meninas de Angola.

      Beijinhos!

      Gostar

  12. Camia

    Obrigada meninas!

    Tomara que quando eu chegar nao haja dificuldades na procura dos produtos, tendo em conta a situacao em que o pais esta.

    Se fizerem outro poste detalhadamente, eu agradeco-vos muito, e penso que outras meninas que vos seguem tambem😃💐.

    Penso que quando houver uma duvida, posso expor sempre, certo? Sem claro, ser importuna.😄

    Beijinhos pra vcs ta!
    Aguardo o novo poste.

    Gostar

  13. Camia

    Ola! Gostaria de agradecer-vos por postarem o vosso conograma, para quem quiser acompanhar. Eu ja estou a preparar as condicoes para comecar a seguir. Tenho uma duvida!? Por exemplo, tenho uma condicionador de 200ml e quero transformar-lhe em leave-in (todo o frasco) quantos ml de agua devo usar? No dia da hidratacao profunda (proteina), posso usar antes o shampo com sulfato? E na semana de so hidratacao, devo lavar o cabelo antes de plicar a mascara (condicionador+azeite de oliva/ricino)? Se sim, seria com o limpador co-wash?

    Aguardo o vosso feedback. 😉

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Camia!

      1-Vai depender do teu gosto e tipo de cabelo. Se tens o cabelo mais crespo/natural talvez vais preferir um leave-in mais liquido (então adicionas metade da quantidade do teu condicionador, no teu caso 100 ml) do que se tiveres o cabelo mais liso e não queres acabar com o teu cabelo muito molhado, então adicionas menos (por volta de 50 ml)

      2-Sim sempre que usares uma máscara de proteína (uma vez por mês) usa sempre champô com sulfato, agora se usas uma máscara menos intensiva (de hidratação nas semanas restantes) usa sem sulfato

      3-Sim usas um limpador co-wash/shampoo sem sulfatos nas semanas de hidratação

      Beijinhos!

      Gostar

      1. Camia

        Ola meninas!

        Mais uma vez, 😏😉. De momento nao estou em Angola, e os produtos adquiri pela amazon. Em breve voltarei pra Luanda, e gostaria de saber se voces sabem aonde vendem os produtos que voces indicaram? Principalmente o amaciador que postaram “4 usos”. E quando eu fizer a hidratacao e selagem diaria, o leave-in nao devo colocar no coro cabeludo, certo? Somente na extensao e pontas do cabelo? Depois amarro o lenco de cetim? Certo?

        Gostar

      2. diElleci

        Olá Camia!

        Infelizmente fica difícil dizer ao certo a loja que nós encontramos os produtos em Luanda visto que o estoque normalmente nas lojas varia muito. A ultima vez que vimos o condicionador da Hello Hydration em Luanda foi na Casa dos Frescos da Vila Alice
        Outras lojas que podes tentar comprar são no Sr Mesquita e Kero. Tenta adaptar com o que encontrares

        Quanto a hidratação e selagem é mesmo só no comprimento e pontas e depois amarras o teu lenço.
        Que tal fazermos um post a explicar detalhadamente?

        Beijinhos!

        Gostar

      3. Luisa Ariana

        Ola meninas. Sou a Luisa e parabens pelo marVilhoso blog. Estavamos a precisar de um blog criado mesmo por irmas angolanas,nossas compatriotas. Fiz o meu big chop depois de 6 meses de transicao. Comecei a minja luta para recuperacao do meu cabelo desde 2013, foi quando em 2014 encontrei uma tricologista e comecei minha jornada. Ao fim de seis meses de trancisao cortei o cabelo e ele so tinha crescido por ai 6 a 7 cm. Depois de uma ano ele ganhou mais comprimento. Mas sendo ele cresco sinto que estagnou e que nao tem evoluido mais. Estou sempre a tentar ter bons produtos que no final das contas causam confusao por nao saber usa-los devidamente. Gostaria de enciar imagens dos produtos que ja tenho para receber algumas orientacoes vossas. Como posso fazê-lo. Obrigado Luísa Ariana

        Liked by 1 person

    1. diElleci

      Olá Natana!

      Sim, tens razão não fomos explícitas. Devido a quantidade de petróleo na vaselina, por mais que não é bom como produto para usar no cabelo, é super bom para proteger o couro cabeludo num processo como desfriso que envolve muitos químicos. Então vaselina neste caso é bom, nós sempre usamos quando desfrisamos no nosso couro cabeludo, orelhas e pescoço para proteger.

      Beijinhos!

      Gostar

    1. diElleci

      Olá Renata!

      Tratamente de proteína é todo tratamento em que o produto nos ingredientes tem proteína. Podes ver pela lista de ingredientes no produto ou podes fazer um tratamento de proteína caseiro como abacate, banana ou ovo.

      Beijinhos e obrigada!

      Gostar

      1. Renata

        Muito obrigada meninas!! Vou seguir já já os passinhos e envio ditos do meu resultado no instagram 😉

        Gostar

      2. Luisa Ariana

        Oi Elle. Eu tenho a mascara de tratame to intensivo da camille rose. A que tens postada em umas das vossas publicacoes sobre os produtos que voces usam. Queria saber se ela é rica em proteina ou nem por isso. E tenho tb um style.millk da shea moisture qie leva banana pao. Tb é rico em proteina? Devo usa-lo diariamente ou semanalmente? Uma vez que isas o twu style milk mas de coconit and hibiscus.

        Liked by 1 person

      3. diElleci

        Luisa 🙂

        O tratamento da Camille Rose não é rico em proteína mas o da Shea Moisture é. Podes usar diariamente como eu uso, se achas que o teu cabelo não é sensível á proteína.

        Beijinhos!

        Gostar

  14. Pingback: Mitos Capilares Esclarecidos – di.Elle.ci

  15. Inroscame

    Olá
    No cronograma q vcs montaram só há champô c sulfato, onde enquadro o sem sulfato? No meu caso eu uso o da Mizani (linha de nutrição) e outro da Kerastase (linha de reconstrução).

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Inroscame!

      Usas nos dias de hidrataçã0 profunda, que nesse caso é no domingo. Então 1 vez por mês usas com sulfato, e no resto do mês nos domingos que fazes hidrataçã0 profunda, usas os sem sulfato antes de fazeres o teu tratamento.

      Beijinhos!

      Gostar

  16. Lindalva da Silva

    Olá. Obrigada pela partilha do cronograma capilar. Está bem esclarecedor e original. Eu não estava a fazer o tratamento profundo. Mas agora fiquei super esclarecida. Estão de parabéns.

    Liked by 1 person

  17. Ana Infante

    Olá Meninas, tudo bem? Obrigada por mais este post. Olha, o que é selar o cabelo?
    No meu caso eu não lavo o cabelo todos os dias, tipo lavo duas ou 3 vezes por semana no máximo, porque não tenho paciencia para estar sempre a esticar e com este frio, não quero estar a secar com o secador e nã tenho tempo de seca lo ao ar livre.
    Agora que voltei a cuidar, lavo apenas para fazer o tratamento com o co-wash, de momento tenho o da ORS e o meu cabelo tem gostado, agora selar não sei o que é.

    Fiquei com outra dúvida, fazer hidratação todos os dias, e a nutrição?
    A proteina que no meu caso é da Novex de queratina, é a única que tenho e como comprei dois potões hihihihi, tenho de usar :-P, é que é 1 vez por mês, certo?
    Hum…outra coisa, a hidratação semanal e a diária são a mesma coisa’ Tipo com os mesmos produtos? E quando dizem alternar consoante a textura do cabelo o que querem dizer??

    hehehehe muitas dúvidas né?
    Obrigada lindas…fiquem bem…bjnho obrigada

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Ana!

      1-Selar o cabelo é usar um óleo depois de hidratares o cabelo para “selar” a hidratação no teu cabelo.

      2-Não tens que lavar o cabelo todos os dias, como viste no nosso cronograma nós lavamos 2 vezes por semana.

      3-Sempre que fizeres o co-wash com o ORS, depois de secares o cabelo põe nas pontas um leave-in a escolha ( que é a hidratação) e sela com um óleo a escolha, e já está, nós explicamos este passo no post “Primeiros Passos para começar a tua jornada” o passo 2

      4-A hidratação diária que nós estamos a nos referir é o passo de hidratar e selar (como expliquei, é o passo 2 dos 10 passos) então não é tratamento, é só uma vez por dia (normalmente as pessoas preferem antes de ir dormir) hidratar o cabelo com um creme hidratante ou leave-in e selar com um óleo

      5-Sim tratamentos de proteína 1 vez por mês

      6-Não a hidratação semanal são os tratamentos de nutrição (proteína ou hidratação) e os diários como mencionei é só um creme hidratante então são produtos diferentes: semanalmente um tratamento/condicionador e diáriamente um creme hidratante/leave-in

      7-Significa que se a tua textura é muito crespa vai precisar de mais hidratação do que proteína e vice-versa

      Beijinhos 🙂

      Gostar

      1. Ana Infante

        Olá Lindas Obrigada pela resposta .-D
        Só mais uma dúvida, então significa que a hidratação diária é feita mesmo sem lavar o cabelo, eu pensava que tinha de lavar o cabelo para fazer hidratação, que não dava pra fazer com o cabelo seco.
        Agora percebi.
        E quanto ao selar, não preciso aquecer o óleo, certo? Basta colocar?

        Obrigada 😀

        Gostar

      2. diElleci

        Sim, é só mais uma forma de hidratar o cabelo. Para hidratar o cabelo não significa lavar o cabelo, tem várias formas que são ou por tratamentos ou por hidratações diárias.
        Não precisas aquecer o óleo para selar, normalmente faz-se este passo antes de dormir então é super fácil, para nós leva-nos cerca de 2 minutos para fazer.

        Beijinhos!

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s