Progresso Capilar #1: Elle

Olá meninas!

Em qualquer tipo de jornada que decidas embarcar, é sempre recomendado controlar o teu crescimento não só para servir de motivação nos tempos em que achares que nada está a acontecer, como também para poderes antecipar qualquer tipo de contratempo que podes estar em risco de passar, como também para perceberes quanto é que falta até chegares ao teu objectivo.

Nesta jornada capilar que começamos há exactamente 3 anos e 6 meses, nós temos como objectivo geral, crescer o cabelo mais comprido e mais forte como falamos aqui. Com o tempo e olhando para as meninas que nos motivavam, conseguimos fazer um objectivo mais específico. Portanto, para podermos ver exactamente o estado do nosso cabelo, esticamos sempre o nosso cabelo com chapinha e tiramos fotos (length check). Normalmente fazemos isto de 6 em 6 meses, para evitarmos os danos de esticar o cabelo, como também para darmos tempo ao nosso cabelo de crescer bem. A última vez que estiquei foi em Janeiro, e a última vez que desfrisei foi dia 4 de Julho (hoje sendo dia 14 de Julho de 2016).

Minha rotina

Quando nós começamos a nossa jornada capilar, éramos super extremas onde tentamos praticamente todos os tipos de formas de crescer o cabelo. No entanto, com o tempo, começamos a entender o que funcionava connosco e a nossa rotina ficou mais básica (como podes ver aqui).

Mesmo assim, desde Janeiro que a minha rotina tem ficado ainda menos rígida visto que finalmente os resultados que sonhávamos estavam a concretizar então comecei a aproveitar mais o meu cabelo. Saltei alguns dias de lavagem e parei de usar óleo de rícino no meu couro cabeludo. Felizmente, talvez porque mesmo assim ainda sigo a rotina embora um pouco mais preguiçosa, notei o crescimento do meu cabelo como sempre.

Comparações

Image-1-3
Janeiro 2016
IMG_6610
Julho 2016

Vendo as fotos, consigo ver que o meu cabelo está mais comprido e mais cheio, e finalmente posso dizer que cheguei a BSL oficialmente! O que é super estranho visto que este é o comprimento das meninas que nós seguíamos!

Também notei que desta vez precisei mesmo de cortar as pontas (cortei cerca de 2 cm) e isto pode ser, como mencionei antes, devido ao facto de não estar a seguir a rotina rigidamente como antes. Felizmente, consegui intervir antes de ter consequências mais graves.

IMG_3610
Antes de cortar
IMG_3614
Depois de cortar

Progresso dos 3 anos e meio:

Image-1-4
Janeiro 2013 (inicio da jornada)
Image-1-5
Agosto 2014
Image-1-6
Julho 2015
IMG_6609
Julho 2016

Futuros Planos

Ver a transformação do meu cabelo nestes 3 anos, de uma certa forma motivou-me a voltar á minha rotina e energia de antes (não a super extrema, mas voltar a ser rígida). Então como plano, vou voltar à minha rotina de não perder nenhum dia de lavagem e voltar a usar óleo de rícino no couro cabeludo, pelo menos 1 vez por semana.

Como também, vou estabelecer um objectivo de comprimento de cabelo, agora que comprovei que é possível ter o cabelo super comprido. Eu secretamente quis sempre ter o cabelo até a curva da cintura então vou tentar realizar esta meta.

Length Check_ Elle-4.png

Também, acho que nos próximos 6 meses não vou ficar tanto tempo sem esticar como nestes 6 meses pois acho que não é preciso tanto. Mesmo que fazer o que eu fiz estes 6 meses (não estiquei nem usei secadores com ar quente durante estes 6 meses) é muito benéfico para o cabelo e super recomendo.

Espero que este “update” sirva como motivação para as meninas que estão a embarcar (ou já embarcam) numa jornada capilar e que vejam que com (muita) paciência e consistência, os  nossos cabelos conseguem alcançar qualquer comprimento desejado.

Comentem abaixo qual é o vosso comprimento dos sonhos como eu fiz e desejo a todas que com dedicação, consigam alcançá-los!

xx

Elle (L)

Instagram Facebook | Twitter | Pinterest

69 thoughts on “Progresso Capilar #1: Elle

  1. Carla

    Olá meninas!! Tudo bem com vocês? Não sei se podiam ajudar-me é assim este mês, desfrisei o cabelo, mas não sei se foi por causa do desfriso ( o mesmo q vocês usam) o meu couro cabeludo parece q está com caspa, cada vez q passo o pente ou basta o dedo, sai carradas de ” escamas” do meu cabelo… Espero que me possam ajudar.
    Bjs!!!

    Gostar

  2. sandra

    olá meninas, li nos comentários que o óleo de ricino ajuda a obter volume 👀
    e volume é o que eu mais quero pois o meu cabelo tornou-se muito fino porque eu esticava muito e desfrisava até as pontas, a ultima vez que desfrisei só desfrisei na raíz e notei que ela está com uma textura muito diferente ( mais saudável )e gostaria de saber com que frequência devo usar o óleo de ricino no couro cabeludo semanalmente e em que dias da semana aconselham, visto que faço o co-wash na quarta e lavagem no domingo, bjs

    Gostar

      1. sandra

        eu só tenho aqui o óleo de rícino já refinado, não tenho ainda o puro, será que o resultado será o mesmo? vocês aconselham ?

        Gostar

  3. Melissa

    Ola meninas,

    Adorei o vosso blog e quero começar a seguir as vossas dicas, voçes têm sugestoes de uma boa linha que eu possa seguir para a reconstrução do meu cabelo? Eu sinto que ele esta todo danificado sem vida, basta eu por a mão no cabelo ele cai.

    Obrigada, beijinhos

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Melissa!

      Nós não usamos apenas uma linha, é a junção da nossa rotina feita consistentemente e o tempo que estamos na jornada que fez-nos reconstruir o nosso cabelo. Contudo, linhas que nós recomendamos são: Shea Moisture, Joyce, Keracare, Herbal Essences e ORS.

      Beijinhos!

      Gostar

    1. diElleci

      Olá Bruna!
      Se não encontrares shampoo sem sulfato podes cobrir o cabelo com um óleo (de azeite é o mais barato e acessível) antes de lavares com o teu shampoo normal.
      Nós aconselhamos a usar shampoo sem sulfato para não tirar os óleos naturais que o nosso couro cabeludo produzem que são essenciais para o crescimento saudável do nosso cabelo. Portanto, outro método já que não encontras, é cobrir com um óleo e assim o shampoo só tira o azeite (ou qualquer outro óleo que uses) em vez dos óleos naturais.

      Beijinhos!

      Gostar

    1. diElleci

      Olá Janice!

      Servem si para cabelo crespo. Se deres conta nós usamos produtos que supostamente são para cabelos naturais, como também usamos muitos produtos naturais (como azeite, banana e abacate).

      Beijinhos e obrigada!

      Gostar

  4. Ana Correia

    Olá meninas, vocês são maravilhooooosas ❤❤❤ comecei a minha jornada em Junho e a minha meta é chegar onde a Elle esta agora, e sei vou conseguir, agora mais ainda sabendo que tenho ” manas ” que me ajudam. Muito sucesso para vocês 😚😚

    Liked by 1 person

  5. Pingback: As Minhas Metas de Cabelo: Di – di.Elle.ci

  6. Graça

    Está L I N D O😍😍
    Vocês não sabem o quanto vocês me motivam. Lembram-se do meu último comentário sobre pintar o cabelo? Esqueci essa ideia por completo xD
    Vou continuar a seguir todos os vossos passos porque eu quero muito um cabelo BSL e com vocês eu sei que vou conseguir.
    Devo agradecer pelo vosso carinho e paciência por fazerem isso tudo para muitas raparigas porque vocês não devem ter noção de que isso ajuda a levantar a auto-estima(cuidar melhor de nós).
    Obrigada mais uma vez girls😘😘

    Liked by 1 person

    1. diElleci

      Olá Graça!

      Sim lembro-me sim do teu comentário e tens toda a razão, para resultados mais rápidos é melhor mesmo não pintares o cabelo agora, espera até chegares ao teu objectivo de BSL.

      Obrigada nós pelas tuas lindas palavras e por nos mostrares como esta jornada não tem só a ver com cabelo, mas sim como nós temos que cuidar bem de nós e consequentemente o nosso auto-estima 🙂

      Beijinhos e obrigada!
      xx

      Gostar

  7. Nírcia

    Amei o vosso blog e o teu cabelo está 👌🏾👌🏾👌🏾, óptimo trabalho que vocês estão a fazer, eu sou preguiçosa quanto a tratamentos capilares, mas estou dentro da jornada a alguns dias, já noto uma certa diferença no meu cabelo, e dizer também que vocês estão de parabéns. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    Gostar

  8. Camia

    Ola meninas lindas! Tdo bem com vcs.? Espero que sim.

    Pretendo comprar uma peruca p ajudar na rotina, entretanto farei trancas corridas no meu cabelo. A minha pergunta e a seguinte.! Como hidratar e selar com trancas durante a semana nos dias que nao lavo o cabelo(quarta e domingo)?

    Agradeco e aguardo o feedback. Bjinhos

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Camia!

      Para hidratares as tranças, compra ou adapta um recipiente borrifador para poderes borrifar as tranças e hidratares o cabelo. Para a parte de selar, fazes o mesmo processo que normal visto que é só passar o óleo.

      Beijinhos!

      Gostar

  9. Nádia

    Olá Dielleci,

    Estou apaixonada pelo blog sinto-me muito motivada para começar a jornada! Porém ha sempre dúvidas:
    Quando vocês começaram a jornada (bem no inicio) o que faziam no cabelo para parecer bonito e apresentável??(já que não podemos esticar nem passar chapinha). O meu cabelo depois de lavado se secado naturalmente (sem secador, sem chapinha) fica horrível! não fica apresentável. O meu trabalho exige que eu tenha sempre o cabelo bem apresentado.

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Nadia!

      Esta tua duvida, foi o nosso maior problema. Nós tinhamos o cabelo muito curto e como já não esticávamos ficava mesmo mal, até ao ponto de muitas pessoas comentarem. Nós só ignoramos os comentários e esperamos o cabelo crescer.
      No teu caso, como precisas mesmo de estar apresentável, podes usar tranças postiças, investir em uma peruca ou usar de forma devida (temos um post sobre isso) tissagem com “closure”.
      Nós vamos fazer um post em como apertar os coques sem muitos danos, mas se o teu cabelo é curto, vai ser mesmo um pouco difícil no inicio. Espero então que as outras dicas sirvam de ajuda

      Beijinhos!

      Gostar

      1. Paulette

        Olá Dielleci
        Sempre tive o cabelo muito comprido e farto, cortei há três anos a 3cm , e já está abaixo dos ombros mas muito longe do q era, há 1 ano deixei de descritos e faço hidratações bisemanais, mas ele permanece muito seco, e após 3 dias de lavagem c muita caspa.
        Será q as hidratações não são as correctas para o meu tipo de cabelo?
        Obrigada

        Gostar

      2. diElleci

        Olá Paulette!

        Sim pode ser que os produtos não são corretos no sentido que podes estar a usar muita proteína que está a ressecar o teu cabelo. E quanto a caspa, podes estar a usar produtos que causam irritação ao teu couro cabeludo, que no entanto faz o teu couro cabeludo seco e essa pele seca dá a aparência de caspa.

        Beijinhos!!

        Gostar

    1. diElleci

      Olá Camia,

      Podes usar quantas vezes tu quiseres, mas tens de ter em conta que como o óleo é espesso e com um odor muito forte, vais sentir a necessidade de lavar mais do que normal. Então, aconselhamos-te a usar 1-2 vezes por semana (antes nós fazíamos 2 vezes agora muito menos).

      Beijinhos!

      Gostar

  10. Camia

    Meninas mais uma vez obrigada pelo vosso blog/trabalho. Motiva-me muito em continuar com a rotina. Ja la vao 50 dias que comecei e ja noto diferenca, mes sem esticar com o secador de mao ou com a chapinha. Ele esta mais forte, parou de cair. Espero atingir o tamanho ate altura do sutia.

    Obrigada e continuarei acompanhar-vos e indicar as vossas dicas p outras raparigas.

    Beijo grande. Deus vos abencoe.

    Liked by 1 person

  11. Dioceia

    Gostei da ficar e quero experimentar. Mas gostaria que dessem mas detalhes como: quais o produtos que usam, quantas vezes na semana lava o cabelo, de tudo no geral.

    Gostar

    1. diElleci

      Olá Dioceia!

      Se deres uma olhada na nossa categoria de cabelos aqui no blog, vais encontrar os nossos artigos passados onde partilhamos todos os produtos que usamos e o nosso cronograma capilar.

      Beijinhos!

      Gostar

  12. EDSA

    Olá Elle, parabéns por teres alcançado a tua meta com êxitos. O teu cabelo está lindo demais.
    O meu cabelo cresceu bastante ( até ao pescoço) seguindo a vossa jornada mesmo no estado Crespo. Agradeço vos imenso.
    Estiquei á três dias com a escova alisadora, e como pretendo voltar a desfrizar, quero saber quando é que posso fazer o procedimento, sem risco de danificar .

    Liked by 1 person

    1. diElleci

      Olá Edsa!

      Obrigada e fico feliz por saber que já estás a ver diferença, espero que continues e que alcances a tua meta 🙂

      Quanto a tua questão, faz um tratamento de proteína intensa (como o de maionese da Olive) uma semana antes de desfrisares para o teu cabelo estar preparado ao processo químico. Também, nesta semana antes de desfrisar não toques muito no cabelo para o teu couro cabeludo produzir a maior quantidade de óleos naturais para proteger o teu couro quando fores fazer o processo (é claro que isto não elimina o uso de vaselina no dia do desfriso para estares bem protegida)

      Beijinhos!

      Gostar

      1. omeucabeloafricano

        É verdade, merecemos. É hora de aproveitar todo o trabalho realizado. Senão aproveitamos os resultados que adquirimos de que vale este trabalho todo??
        Obrigada pela visita no meu Blog 🤗
        Eu adorei o vosso. Estão a fazer um trabalho excelente.
        Já estávamos a precisar de bloggers com cabelo desfrisado, em Portugal, ahahah. Beijos 😘

        Liked by 1 person

  13. Noemia Filho

    Ola

    Eu fiquei dois anos sem desfrisar o cabelo, e em Fevereiro deste ano voltei a desfrisar e cortei quase todo cabelo ao ponto de nem se quer dar pra fazer um puchinho. Desde então comecei com a minha jornada e confesso que não sou tão rígida na minha rotina, e de lá para cá já cresceu muito, já consigo fazer um puchinho a vontade e a minha meta é que ele chegue até ao tamanho do teu agora.
    Muito obrigada pelas dicas, voces são realmente uma inspiração
    Bjs

    Liked by 1 person

  14. Judelca

    Cabelo lindo 😍😍😍😍. Deselveu bastante bem e cheio de vida. Gostaria de chegar a esse cumprimento. Estou a tentar seguir o cronograma. Não sou não exigente como vocês no princípio mas chego lá. Agora ainda estou a tentar acabar com essa queda do cabelo que é muita.
    Obrigada meninas pelas dicas que de certeza nos encorajam bastante. 😘😘😘😘

    Liked by 1 person

  15. Tatiana

    Parabéns pelo progresso😍… E cada foto que vejo motiva-me mais… Infelizmente não fiz foto antes de começar a jornada mas já vejo progresso quanto ao comprimento😊
    Estou dentro dessa jornada faz 6 meses próxima semana ( isto quer dizer que próxima semana vou desfrisae o cabelo🎉, e depois poderei ver se houve mais progressos) e pra falar a verdade não sou tão rígida quanto vocês eram no início mas tenho tentando ao máximo.

    -Que conselho vocês me dão para o cabelo ganhar volume?🤔

    Uma coisa que sempre reparei é que meu cabelo desenvolve mais na lateral do que no meio (mas na parte de trás). Já cortei pra acertar mas cresce sempre assim😕… Porquê será?

    Gostar

      1. diElleci

        Olá Tatiana!

        Sim começa a acompanhar todo o teu processo, vais ver que nem vais acreditar que és tu nas fotos lol!

        Quanto as tuas questões:

        1- Ganhar volume tem muitas formas, mas a mais aconselhada é não saltar o dia de lavagem com tratamento de proteína, como também usar oleo de rícino no couro cabeludo.

        2- Quanto a queda de cabelo: isto pode ser devido á posicionamento dos teus penteados (deves apertá-los muito sempre nesta parte do teu cabelo) ou um problema que coincidentemente a nossa mãe tem, a forma como tu sentas. A minha mãe sempre encosta a cabeça quando conduz e quando está a descansar na mesma posição, e como consequência a parte de trás do meio da cabeça dela sempre está mais curta.

        Espero que estas dicas ajudem

        Beijinhos!

        Gostar

      2. Tatiana

        Exacto não esquecer o tratamento de proteína, embora só faço uma vez por mês fico com receio de subcarregar o meu cabelo porque é grosso e cheio quando lhe convém né😂, isto quando deixo secar naturalmente… E ele ficou vazio devido o uso diário do secador, e da chapinha tbm embora já não uso ela a 1 ano e tal.

        Quanto ao cumprimento não sei se posso dizer que foram os penteados porque eu raramente prendia o cabelo, sempre usei ele mais solto que outra coisa. Só agora desde que comecei a jornada é que passei a fazer coques. E forma de sentar também não sei se bem isso, pois apoio a maioria das vezes a parte lateral e estando deitada pior ainda.
        Mas de qualquer forma obrigada pelas dicas é sempre muito bom.

        Liked by 1 person

      3. diElleci

        Sim Tatiana!
        Como tudo, vai ser um pouco difícil saber exactamente o que está realmente a afectar o teu cabelo, basta controlares e começares a ver o que podes estar a fazer errado.

        Beijinhos!!

        Gostar

  16. Iraceles Silva

    Olá meninas! Desejo veemente que estejam bem.

    Amo o vosso blog!

    Tenho uma dúvida. É mesmo importante e crucial cortar as pontas do cabelo?
    É que desde pequena corto, por ter pontas duplas triplas e até mais, e não há naneiras de evitar que elas paracem. E por outra, nunca consigo ter o meu cabelo certinho. Por mais que tente, existem partes que crescem mais que outras.

    Porém, apesar de ter o cabelo cheio de pontas (mesmo com as aparadas e tratamentos), ele cresce super bem…
    Daí a questão inicial: é mesmo importante cortar as pontas do cabelo?
    De quanto em quanto tempo aconselham a fazê-lo?

    Beijão

    Gostar

      1. diElleci

        Olá Iraceles!

        Ficamos super felizes por saber que estás a gostar do blog, significa mesmo muito para nós 🙂

        Quanto a tua questão, como leste, eu só cortei as pontas 6 meses depois, então respondendo a tua pergunta, corta só quando precisares. Se estiveres a tratar bem do teu cabelo e estiveres a protege-lo (com estilos como coques, perucas e tranças) podes ver que vais conseguir ficar muito mais tempo sem cortar do que se “brincares” mais com o cabelo.

        Então vai depender da forma como tu tratas. Para nós, como tratamos bem do nosso cabelo só cortamos de 6 em 6 meses.

        Beijinhos!

        Gostar

    1. diElleci

      Olá Luena!

      Sim concordo é preciso dedicação, mas quanto aos custos não te preocupes muito com os produtos, foca-te mais nos métodos e a consistência que tratas do cabelo, não sei se já leste o post 1 condicionador 4 usos?

      Beijinhos!

      Gostar

  17. Cell

    Olá meninas
    Ajudem-me só a perceber, por que razão aa pontas do meu cabelo saiem mesmo sem pentear.
    Será que devo cortar as pontas??
    Att( meu cabelo é crespo)

    Gostar

    1. Judelca

      As minhas também estavam assim. Agora até menos. Pelo que li aqui no blogue tem de fazer tratamento de proteínas. Ou seja foi o que uma das meninas fez e funcionou. Eu agora estou tentando o tratamento de proteína e verei se para de cair.

      Gostar

      1. diElleci

        Olá Cell e Judelca!

        Sim Cell, deve ser porque o teu cabelo ou está fraco, então como a Judelca disse faz tratamentos de proteína (com cuidado para não teres sobrecarga de proteína) ou então como és crespa, é exactamente o oposto.
        O teu cabelo está saudável visto que não o danificas com químicos então deves estar a exagerar nos tratamentos de reparação/proteína. O teu cabelo não precisa de ser “reparado” já que está no seu estado natural, então se estás a fazer muitos tratamentos para reparar o que já tens o teu cabelo deve estar a sofrer sobrecarga de proteína. Então minimiza as vezes que fazes tratamentos de reparação/proteína, foca-te mais em tratamentos de hidratação.

        Beijinhos!

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s